Notícias de saúde

Mulheres na menopausa dormem mal

04 de junho de 2007 (Bibliomed). A menopausa é a fase da vida da mulher em que há interrupção da fertilidade e do fluxo menstrual periódico. Considera-se menopausa a última menstruação apresentada pela mulher. Todo este período em que ocorrem mudanças físicas e emocionais, relacionadas a alterações hormonais, que culminam na menopausa, é denominado climatério.

Um grupo de pesquisadores norte americanos escreveu um estudo na revista Menopause, de Maio de 2007, no qual avaliaram os distúrbios do sono reclamados pelas mulheres no climatério. Participaram da pesquisa 102 mulheres, com idades entre 44 e 56 anos.

Os resultados apresentados revelaram, que metade das mulheres avaliadas, possuía apnéia obstrutiva do sono ou síndrome das pernas inquietas, os quais são dois tipos de distúrbios de dificultam e prejudicam o sono. Os principais preditores de má qualidade do sono identificados foram: a sensação de falta de ar durante a noite (apnéia), os movimentos periódicos dos membros e os distúrbios do despertar. Além disso, a sensação de ondas de calor, na primeira metade da noite, também acarretou em transtornos do sono.

Assim, os autores concluem que a menopausa é um fator de risco para a ocorrência de distúrbios do sono, sobretudo a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. Uma abordagem especial deve ser dispensada a estas mulheres, com o intuito de se prevenir os malefícios causados pelos transtornos do sono.

Fonte: Menopause. 2007; (May 4). PMID: 17486023.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários