Notícias de saúde

Profissionais da América Latina e do Caribe se Reúnem para Debater a Importância da Enfermagem

A Escola de Enfermagem da UFMG realiza, de 27 de agosto a 1º de setembro, a "Reunião Internacional de Trabalho: Impacto da Enfermagem na Área de Saúde - América Latina e Caribe", sendo todas as atividades realizadas exclusivamente no Auditório Minas Gerais, 3º andar do Belo Horizonte Othon Palace Hotel (Av. Afonso Pena, 1050).

Promovida pela Organização Panamericana de Saúde e Fundação Kellogg, a reunião vai incentivar a troca de experiência entre profissionais e pesquisadores da área, todos convidados, através de quatro linhas de trabalho - prática, organizações, produção de conhecimento e desenvolvimento de recursos humanos em enfermagem.

A composição da Comissão Organizadora já dá o tom de integração almejado: assinam lado-a-lado, profissionais da UFMG, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Santa Catarina, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Universidade de Antioquia/Medelin (Colômbia) e Rede Latino-americana de Enfermagem (Real).

A abertura solene - no domingo (27), às 20 horas, conta com apresentação do coral Ars Nova. Nos dias 28 e 29 de agosto acontece o Simpósio “Desenvolvimento de Recursos Humanos para o Setor Saúde”. De 30 de agosto a 1º de setembro é a vez do Seminário “Desenvolvimento de Recursos Humanos de Enfermagem”.

Dentre os participantes, dirigentes e representantes de instituições internacionais, tais como Organização Mundial e Panamericana de Saúde (OMS/OPS), Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), Associação Latino Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), Associação Colombiana de Faculdades de Enfermagem (ACOFAEN), Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem (FEPPEN) e Associações Nacionais de Enfermagem (ANEs), além de enfermeiros e enfermeiras de várias partes da América Latina ligados à prática, à docência e à pesquisa.

A professora Roseni Rosângela de Sena, diretora da Escola da UFMG e membro da Comissão Organizadora, ressalta que serão apresentados diversos projetos desenvolvidos por enfermeiros nas áreas de saúde e educação.

"Uma vez que se pretende analisar os fatos e tendências existentes no cenário internacional; fortalecer alianças científicas e acadêmicas; assim como criar novas redes de trabalho conjunto, este evento deverá ser um marco no desenvolvimento da enfermagem e na definição de uma nova agenda para o próximo milênio", avalia otimista.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários