Notícias de saúde

Bebidas alcoólicas entre estudantes universitários

03 de maio de 2007 (Bibliomed). O uso de álcool tem se tornado um fato freqüentemente encontrado entre as diversas idades, havendo um aumento considerável desse hábito entre jovens e adolescentes. Isso traz como conseqüências a possibilidade do desenvolvimento de dependência, a ocorrência de acidentes, além de distúrbios sociais.

Uma pesquisa a ser publicada no Current Opinion in Psychiatry, em maio deste ano, procura avaliar a prevalência do uso de álcool entre estudantes universitários, em diversas partes do mundo (África, Ásia, Austrália, Europa e América do Sul). O objetivo era avaliar, através de estudos já publicados, a quantidade ingerida pelos jovens e sua freqüência, assim como os problemas relacionados ao uso dessa substância, além de revisar métodos de intervenção a serem utilizadas em pesquisas futuras.

Universitários, de todos os locais avaliados, estão sob elevado risco de apresentar um hábito de beber freqüente e elevado, o que implica em sérios problemas de saúde, como acidentes, uso de outras drogas e posterior dependência. A prevalência desse hábito em países de África e Ásia foi menor, comparativamente aos dados observados na Austrália, Europa e América do Sul, sendo nessas últimas regiões, semelhantes aos dados observados na América do Norte.

Poucas pesquisas sobre o tema foram identificadas, o que, segundo os autores, constitui uma falha que deverá ser sanada com a elaboração de novos estudos, para demonstrar a realidade do uso de álcool entre os universitários, afim de empregar métodos eficazes de abordagem e desenvolvimento de estratégias para o seu controle.

Fonte: Current Opinion in Psychiatry; 20 (3): 213 – 221 (May 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários