Notícias de saúde

Medicamentos imunossupressores para artrite reumatóide são seguros para o coração

15 de dezembro de 2006 (Bibliomed). O risco de doença cardiovascular está aumentado em pacientes portadores de artrite reumatóide, mais provavelmente devido ao aumento do quadro de inflamação em todo o organismo. Pesquisas anteriores sugeriram que medicamentos chamados imunossupressores (capazes de reduzir a resposta do sistema imune do indivíduo) podem reduzir o risco de ocorrência das doenças cardiovasculares entre portadores da artrite reumatóide.

Um novo estudo, foi realizado para investigar os efeitos dos diferentes medicamentos imunossupressores, no risco de ocorrência de eventos cardiovasculares, em um grupo de 3501 pacientes idosos portadores de artrite reumatóide. A pesquisa foi publicada na revista Arthritis and Rheumatism de dezembro de 2006.

Quando comparados aos pacientes com artrite reumatóide, em uso de terapia com um único medicamento (metotrexato), aqueles que receberam agentes imunossupressores biológicos, não apresentaram nenhuma alteração no risco da ocorrência de um evento cardiovascular.

Fonte: Arthritis and Rheumatism. 2006, Volume 54, Issue 12 , Pages 3790 – 3798.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários