Notícias de saúde

Como são os bebês de mães com anorexia nervosa?

21 de setembro de 2006 (Bibliomed). A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado por uma dieta alimentar insuficiente e rígida, e baixo peso corpóreo. É uma doença complexa, com componentes psicológicos, fisiológicos, e sociais.

Existiam evidências de que a anorexia nervosa, de ocorrência anterior à gestação, poderia levar a um aumento do risco, tanto para a mãe como para o bebê.

Pesquisadores suecos do Instituto Karolinska e de outras instituições médicas buscaram examinar o impacto da anorexia nervosa, nas complicações durante gravidez e no parto. Seu estudo foi publicado no número de agosto da revista An International Journal of Obstetrics and Gynaecology.

No novo estudo, foram analisados dados referentes a todas as grávidas (n = 1.000) que receberam alta hospitalar com diagnóstico de anorexia nervosa no período de 1973 a 1996, e que deram à luz entre 1983 e 2002. Os dados foram comparados aos de mulheres grávidas que não eram portadoras da condição, e que deram à luz durante o mesmo período (n= 827.582).

Foram analisadas informações relativas à pré-eclampsia, prematuridade, tamanho dos bebês, características do nascimento, tipo de parto, e mortalidade perinatal.

De um modo geral, os resultados observados foram muito semelhantes entre os grupos, segundo anotaram os investigadores. Ocorreu um pequeno (porém estatisticamente significativo) aumento da incidência de baixo peso ao nascimento, no grupo das mulheres com anorexia nervosa.

A pesquisa concluiu que as evoluções da gravidez e do parto podem ser semelhantes, entre mulheres portadoras de anorexia nervosa e aquelas que não tenham esta condição.

Fonte: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology, Volume 113, Issue 8. Page 925. August 2006

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários