Notícias de saúde

Vitamina D Alterada Poderá ser Usada Contra Câncer de Pele

Por Keith Mulvihill

NOVA YORK (Reuters Health) - Cientistas estão chegando mais perto do desenvolvimento de uma forma de vitamina D que um dia poderá ser usada para prevenir o câncer. "Trabalhos importantes têm sido feitos há anos pela indústria farmacêutica demonstrando que formas modificadas quimicamente de (vitamina D) têm um efeito preventivo contra o câncer de pele", disse Gary H. Posner, da Universidade John Hopkins.

Posner está entre centenas de cientistas que vêm apresentando descobertas de pesquisas no encontro da Sociedade Química Americana, em Washington DC.

A equipe de pesquisadores administrou um tipo de vitamina D modificada quimicamente diretamente na pele de ratos que receberam um agente promotor de câncer de pele.

Após 20 semanas de tratamento, os ratos que receberam o tratamento de vitamina D apresentaram uma ocorrência reduzida de tumores de câncer de pele de mais de 28 por cento, comparados ao grupo de controle que não recebeu o tratamento preventivo.

"Estes são os primeiros testes em animais que mostram a eficácia e segurança de nossa versão específica de (vitamina D)", afirmou Posner.

Anteriormente, pesquisadores tiveram que manter a esperança em relação a um agente preventivo, baseado na vitamina D e que estava guardado na gaveta, principalmente porque ela é conhecida por remover cálcio do corpo, causando osteoporose.

"Quando administramos nossa versões sintéticas de (vitamina D) em concentrações que eram 20 vezes maiores do que a vitamina D natural, não houve evidência de cálcio em maior quantidade nos ratos", disse Posner.

Entretanto, ele já alerta que podem ser necessários dez anos ou mais antes de pessoas puderem compreender os benefícios possíveis das características preventivas do câncer da vitamina D.

"Estamos em etapas muito, muito iniciais da linha do tempo de transformar uma descoberta de laboratório em uma droga comercial", acrescentou Posner.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários