Notícias de saúde

Junk Food Pode Causar Asma e Alergia

LONDRES (Reuters) - Dietas ricas em junk food -- alimentos fáceis e rápidos de comer -- podem ser as responsáveis pelo rápido aumento de asma e alergias em crianças, afirmaram pesquisadores da Escócia e Arábia Saudita em pesquisa publicada na terça-feira.

"Este estudo sugere que fatores alimentares durante a infância são uma influência importante na determinação da manifestação de doenças respiratórias", disseram os pesquisadores na última edição da publicação médica Thorax.

"A frequência em comer em redes de fast food estava significativamente relacionada com a determinação de um caso".

A pesquisa foi realizada em comunidades da Arábia Saudita, onde os padrões de vida e as taxas de alergias diferem bastante.

De acordo com os pesquisadores, uma comparação de cerca de 100 crianças com sintomas de asma e cerca de 200 crianças não-asmáticas demonstrou que aquelas que consumiam menos vegetais, leite, vitamina E e minerais estavam mais propensas a sofrer com a doença.

Os pesquisadores acrescentaram que crianças com dietas pobres em vegetais e vitamina E estavam duas a três vezes mais propensas a desenvolver sintomas de asma do que outras crianças, independente de outros fatores como tamanho da família ou pais fumantes.

Segundo os pesquisadores, as crianças sob maior risco viviam em áreas urbanas onde uma dieta pobre estava associada à disponibilidade de 'junk food'.

"Com a prosperidade crescente e a exposição comercial, tem havido um influxo de comidas congeladas e preparadas do tipo ocidental há cerca de três décadas", afirmaram os cientistas.

Crianças da área rural que se seguiam uma dieta mais tradicional do país, com leite de vaca e cabra, ovelha, arroz, vegetais, frutas, tâmara e galinha, estavam sob menor risco.

A asma, doença crônica mais comum na infância, é uma das condições que mais vem crescendo no mundo, com casos aumentando mais de 50 por cento a cada 10 anos. Estima-se que 150 milhões de pessoas sofram com a doença em todo o mundo.

A asma causa inflamação das passagens que levam o ar para dentro e fora dos pulmões. Fatores como resfriados, fumaça de cigarro, pólen, poeira e pêlo de animais podem causar a respiração difícil dos ataques de asma.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários