Notícias de saúde

Hostilidade entre homens relacionada a doenças cardíacas

02 de dezembro de 2005 (Bibliomed). Homens com doença cardíaca e que têm níveis elevados de hostilidade apresentam uma probabilidade duas vezes maior de necessitar de hospitalização por complicações relacionadas com a sua condição.

Segundo um estudo divulgado pela revista Heart, a hostilidade pode nem estar associada à agressividade, e sim a ressentimentos, impaciência e intolerância com outros indivíduos. Mas os investigadores não verificaram nenhuma associação deste tipo entre hostilidade e doença cardíaca reincidente em mulheres.

Como definido no estudo, a hostilidade necessariamente não significa agressão ou raiva, mas ter uma personalidade caracterizada por suspeita dos outros, visões cínicas, ressentimento e impaciência com outras pessoas.

Pesquisadores do Mount Sinai School of Medicine e de outras instituições estudaram 139 homens e 88 mulheres portadores de doença coronária. Todos completaram um teste de personalidade chamado de Cook-Medley Hostility Scale.

Nos quatro anos seguintes, os homens com pontuações de hostilidade altas tiveram mais que duas vezes a probabilidade daqueles com baixas pontuações de ficarem doentes ou de serem hospitalizados devido a doenças cardíacas. Porém, os níveis de hostilidade das mulheres não tiveram nenhuma relação com problemas cardíacos.

Fonte: Heart 2005; 91: 1609-1610.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários