Notícias de saúde

Testemunhar agressões com arma de fogo aumenta as chances de adolescentes participarem em atos violentos

06 de Junho de 2005 (Bibliomed). Um grande estudo com cinco anos de seguimento de adolescentes em Chicago mostrou que aqueles que viram alguém ser baleado ou atirando em outra pessoa têm uma possibilidade duas vezes maior de apresentarem um comportamento violento.

Os investigadores entrevistaram mais de 1.500 adolescentes de 78 bairros de Chicago durante três períodos na sua adolescência; o estudo foi publicado na revista Science.

Primeiramente, os pesquisadores conduziram entrevistas detalhadas com os adolescentes e os seus responsáveis no sentido de adquirir informação sobre o seu ambiente familiar, vizinhança, desempenho escolar, e outros fatores que podem afetar a sua propensão para violência.

Após 2 anos os adolescentes foram entrevistados novamente e perguntado a eles se haviam presenciado atos de agressão com arma de fogo. Finalmente, três anos depois da segunda entrevista, eles foram avaliados para determinar novamente que tinha participado em violências de quadrilha ou outras ações violentas.

Depois de controlar mais de 150 outras variáveis que poderiam modificar os resultados, os investigadores concluíram que testemunhar atos de violência com arma de fogo dobrava o risco de se envolver com atitudes e comportamentos violentos.

Fonte: Science, May 27, 2005; vol 308: pp 1323-1326

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários