Notícias de saúde

Maioria nos EUA Confia nos Transgênicos

Por Susan Kelly

CHICAGO (Reuters) - Embora a Europa esteja vivendo uma polêmica sobre os alimentos transgênicos, os consumidores dos EUA não demonstram a mesma preocupação, com as companhias alimentícias chegando a afirmar que sofrem pouca pressão por mudanças.

No momento em que os Estados Unidos prevêem colheitas recordes de milho e soja, plantadas a partir de sementes geneticamente alteradas, as empresas do setor de alimentos afirmam que o público não está alarmado.

"O que temos visto e escutado dos consumidores indica que os norte-americanos têm confiança nos produtos que estão no mercado", disse Kathy Knuth, porta-voz da Kraft Foods, empresa do grupo Philip Morris.

Um estudo recente, porém, mostra que o público no país vem ficando mais cético. A pesquisa, feita em maio pelo Conselho Internacional de Informação sobre Alimentos, mostra que 59 por cento do entrevistados acreditam que a biotecnologia trará benefícios a eles, contra 78 por cento em 1997.

Muitos ainda dizem que os consumidores norte-americanos, que gastaram 1 trilhão de dólares nos supermercados e restaurantes no ano passado, confiam nos argumentos do governo, que afirma que os transgênicos são seguros.

Na Europa, onde o público está acostumado a tomar cuidado com doenças provindas dos alimentos, como a vaca louca, as pessoas têm mais medo dos alimentos geneticamente alterados, disse Christine Bruhn, diretora do Centro para a Pesquisa do Consumidor na Universidade da Califórnia em Davis.

Plantações transgênicas podem desenvolver maior resistência a pragas e doenças, diminuindo a necessidade de agrotóxicos e resultando em maiores colheitas.

Até 70 por cento dos produtos vendidos nos EUA contêm ingredientes derivados de alimentos transgênicos como milho, soja ou batata.

Grupos ambientalistas como o Greenpeace afirmam que as pesquisas ainda não concluíram se os alimentos transgênicos poderiam afetar a saúde humana. Eles exigem que todo produto que contenha ingredientes transgênicos traga essa informação em sua embalagem.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários