Notícias de saúde

Vitamina C ajuda a proteger os fumantes passivos

08 de Agosto de 2003 (Bibliomed). A vitamina C pode ser útil para ajudar a prevenir danos causados pelo cigarro à saúde dos fumantes passivos – é o que informa uma nova pesquisa publicada esta semana na revista Nutrition and Cancer. São consideradas como sendo fumantes passivos aquelas pessoas que não fumam, mas convivem com outras pessoas que o fazem.

Na pesquisa realizada, desenvolvida por investigadores da Universidade da Califórnia, foram avaliados 67 voluntários, todos não-fumantes expostos à fumaça do cigarro, e que foram divididos em três grupos. O primeiro grupo recebeu uma dose diária de 500 mg de vitamina C. O segundo grupo recebeu vitamina C, vitamina E e ácido alfa-lipóico. O terceiro grupo recebeu apenas placebo.

Depois de dois meses, os níveis de radicais livres F2-isoprostanos no sangue do primeiro grupo caíram 11,4%. No segundo grupo, a queda foi ligeiramente maior: 12%. Os radicais livres são compostos danosos, que lesam a membrana das células e que podem formar placas de aterosclerose que levam à oclusão das artérias.

Os autores do estudo concluíram que o uso da vitamina C pode ajudar a proteger os fumantes passivos.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários