Notícias de saúde

Trabalhar no turno da noite poderia estar associado com um maior risco de câncer de mama

21 de julho de 2003 (Bibliomed). O câncer de mama tem uma imensa importância na saúde pública. Apenas na Inglaterra 40.000 novos casos surgem a cada ano.

Seguindo-se a dois estudos publicados nos Estados Unidos na revista médica Journal of the National Cancer Institute, que sugeriram a possibilidade de uma associação entre trabalhar no turno da noite e o aparecimento de cânceres da mama em mulheres, foi realizada uma revisão do assunto pelo epidemiologista do Institute of Cancer Research da Inglaterra, Prof. Anthony Swerdlow.

Acredita-se que exposição alterada a luz tenha efeito nos níveis de melatonina ou outros hormônios, o que poderia levar a um aumento do risco para o surgimento dos cânceres da mama. O Prof. Swerdlow, em seu novo relatório, considerou os resultados de outros quatro estudos epidemiológicos, que avaliaram a possível relação entre o turno da noite e este tipo de câncer, e ainda levou em consideração outras informações científicas relevantes. Não se sabe ainda, se a melatonina age como um protetor contra o câncer de mama.

No geral, segundo o novo relatório publicado, a evidência para esta associação é apreciável, mas não definitiva, sendo necessários estudos adicionais a respeito do assunto.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários