Notícias de saúde

Vigilância Sanitária Recolhe Produtos Transgênicos

A Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo recolheu de vários locais de venda, produtos considerados suspeitos de conter algum transgênico. Esta ação aconteceu em função de uma lei vigente no Estado de São Paulo, que entre as suas determinações, exige a informação explícita nos rótulos dos produtos.

O IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor e o Greenpeace foram as instituições responsáveis pela elaboração da lista de produtos e os testes foram feitos em alguns países da Europa. Entre os produtos suspeitos de conter algum transgênico, estão vários alimentos já conhecidos da população como a sopa Knorr, o leite infantil Nestogeno com soja, o macarrão Cup Noodles, sendo que alguns deles são importados dos Estados Unidos.

Durante a última semana do mês de julho, o Idec já havia enviado um documento para a Vigilância Sanitária de São Paulo, como também para os serviços de vigilância de vários estados do Brasil pedindo recolhimento dos produtos.

Segundo informações do Instituto de Defesa do Consumidor, o resultado das análises foi encaminhado para cada uma das empresas na época em foram realizados os testes. Para identificar a presença de transgênicos, são feitos vários testes com o auxílio da reação de polimerase em cadeia, também conhecido como PCR. Esta técnica permite verificar a multiplicação das fitas de DNA com o objetivo de facilitar o processo de identificação de uma determinada seqüência.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários