Notícias de saúde

Pesquisadores e representantes da indústria farmacêutica discutem grupo de doenças negligenciadas

02 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). A leishmaniose, a doença de Chagas e a doença do sono serão algumas das doenças discutidas durante a conferência "Superando o Desequilíbrio Fatal – soluções para a crise de pesquisa e desenvolvimento para doenças negligenciadas", promovida pela organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteira e pelo Grupo de Trabalho de Medicamentos para Doenças Negligenciadas.

O principal objetivo do evento – que acontece hoje e amanhã, no Rio de Janeiro – é promover o início da criação de uma rede nacional capaz de se articular em rede internacional para contribuir com projetos integrados de pesquisa e desenvolvimento até chegar a novos medicamentos. O desequilíbrio entre as necessidades e a disponibilidade de remédios é fatal nos países em desenvolvimento, que representam cerca de 80% da população mundial e respondem por apenas 20% das vendas mundiais de remédio.

Os conferencistas esperam estabelecer um plano de ação capaz de reverter esse quadro. Serão apresentadas algumas recomendações para diminuir as falhas de mercado e a falta de políticas públicas, resultado de um estudo que procurou analisar as questões que impedem a indústria farmacêutica atual de conduzir pesquisa e desenvolvimento para doenças negligenciadas. Entre os palestrantes estão o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss, e o diretor do Centro de Pesquisas para Doenças Tropicais da Organização Mundial da Saúde, Carlos Morel.

A Fiocruz é fundadora de uma organização internacional sem fins lucrativos, que coordenará redes de pesquisa e desenvolvimento na produção de novos medicamentos para doenças negligenciadas. Fazem parte da DND-I (sigla em inglês para Iniciativa de Drogas para Doenças Negligenciadas), além da Fiocruz, a Médicos sem Fronteiras, o Instituto Pasteur, o Conselho Indiano para Pesquisas Médicas e o Ministério da Saúde da Malásia. Há anos a Fiocruz desenvolve pesquisas e medicamentos voltados para essas doenças.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários