Notícias de saúde

Sobrepeso é cada vez mais comum entre os jovens

26 de Novembro de 2002 (Bibliomed). É cada vez maior o número de jovens obesos. Um estudo realizado com 578 adolescentes, com idades entre 10 e 18 anos, mostrou que 22,1% estão com sobrepeso – o valor esperado, tendo por base uma população sadia, é de 15%. "Nossos jovens estão ficando cada vez mais obesos e isso é preocupante", alertou a pesquisadora Daniela Rosseto Caroba em sua dissertação de mestrado "A escola e o consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino", defendida em outubro na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP de Piracicaba.

No estudo, Daniela analisou o estado nutricional, as preferências alimentares e o estilo de vida dos jovens matriculados em amostra representativa de sete escolas públicas de Piracicaba, São Paulo. Segundo a pesquisadora, esse tipo de alteração metabólica pode ser atribuído às próprias mudanças comportamentais da faixa etária. "O adolescente se afasta da família e passa a ter um círculo amplo de amizades, que o influencia em todos os aspectos de sua vida como na alimentação, moda e prática de esportes".

Alimentos ricos em vitaminas e minerais – importantes nessa fase de grande desenvolvimento e crescimento físico – têm decréscimo substancial de consumo, dando lugar aos alimentos ricos em carboidratos e lipídios, como salgadinhos, lanches, refrigerantes e doces. "Na medida que importantes nutrientes como cálcio, ferro e vitaminas A, B e C, passam a ser substituídos pelo consumo excessivo de carboidratos e gorduras, o adolescente pode ter um sobrepeso, além de problemas de saúde mais graves no futuro, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e câncer", lembrou Daniela.

O excesso de peso é um problema mundial de saúde pública. Dados do Consenso Latino Americano de Obesidade apontam que cerca de 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência de doenças associadas ao excesso de peso.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários