Notícias de saúde

Proad abre vagas para jovens com dependência química

07 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Adolescentes com problemas de uso e abuso de álcool e drogas podem procurar ajuda no Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (Proad), ligado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que está com vagas abertas para jovens com idades entre 12 e 18 anos.

Os interessados devem se dirigir diretamente ao Proad (Rua dos Otonis, 887, Vila Clementino – São Paulo), segundas e quartas-feiras, às 9h30. A psiquiatra Magali Pacheco Simões explica que esses jovens são recebidos primeiro no chamado Grupo de Acolhimento, depois são remetidos a uma triagem e em seguida ao atendimento. O ideal, segundo a psiquiatra, é que os adolescentes compareçam acompanhados de familiares, “mas se vierem sozinhos serão recebidos da mesma forma”, ressaltou. Não há um número exato de vagas, já que elas surgem com a desistência de alguns pacientes.

O serviço voltado a adolescentes começou a funcionar em 1994 e já atendeu cerca de 500 meninos e meninas neste período. Fundado em 1987, o Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes também reúne atividades de assistência, ensino, pesquisa e prevenção na área das farmacodependências e dependências não-químicas, tais como jogo patológico, transtornos alimentares e sexo compulsivo.

O programa se diferencia da maior parte dos serviços assistenciais destinados a dependentes, uma vez que não procura a eliminação de sintomas ou a doutrinação dos pacientes para que eles abandonem certos comportamentos, mas propõe o enfoque principal no ser humano, na sua singularidade e totalidade. Para isso, o Proad conta com uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatras, psicólogos, antropólogos, terapeutas familiares e ocupacionais. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (11) 5579-1543.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários