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Propaganda de cigarro foi proibida na Copa do Mundo

03 de Julho de 2002 (Bibliomed). Um evento como a Copa do Mundo atrai todo tipo de anunciante, mas quem acompanhou os jogos este ano não assistiu nenhuma propaganda tabagista. Isso não foi por acaso. A FIFA assinou um tratado de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), proibindo qualquer tipo de divulgação do tabaco durante todos os dias de provas esportivas. Além disso, foram promovidas campanhas de esclarecimento sobre os perigos do tabaco, com o objetivo de alertar e proteger a população mundial, principalmente crianças e jovens, dos malefícios do tabaco à saúde. E, conseqüentemente, diminuir o número de fumantes que cresce a cada ano e prevenir a ocorrência de novas mortes e doenças causadas pelo fumo.

As indústrias tabagistas sempre tentaram associar o cigarro ao glamour, à aventura e também ao esporte. Uma incongruência, já que atletas profissionais e amadores sabem que a performance esportiva cai com o consumo do tabaco, a ponto de acabar com a carreira de muitos atletas. Em contrapartida, a propaganda do tabaco ainda está muito presente em eventos esportivos por meio de divulgações das marcas de cigarro em outdoors, carros de corrida, bonés e roupas. O investimento é pesado. Segundo a Federal Trade Comission, em 1999, a indústria tabagista investiu US$ 113,6 milhões no custeio de eventos esportivos, apenas nos Estados Unidos.

A atitude da FIFA reafirma o compromisso que ela estabeleceu com a Organização das Nações Unidas (ONU), em maio de 1999, e se repetirá em todos os próximos eventos esportivos que promover. Outras importantes instituições de esporte também cooperam com a OPAS/OMS, como o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Este ano, a campanha "Esporte livre do cigarro" também esteve presente nas Olimpíadas de Inverno e nas Para-olimpíadas de Inverno, que aconteceram em fevereiro e março na cidade de Salt Lake City, nos Estados Unidos.

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