Notícias de saúde

Minas torna-se referência nacional no tratamento de tuberculose

02 de Julho de 2002 (Bibliomed). Depois de instalar equipamentos de segurança para evitar a disseminação da tuberculose e de modernizar seu laboratório de Microbiologia, permitindo a agilização do diagnóstico da doença, o Hospital Júlia Kubitschek, em Belo Horizonte, tornou-se referência nacional no tratamento da tuberculose ao inaugurar, no último dia 28, uma nova ala. Aos 54 leitos existentes para o tratamento de tuberculosos foram somados outros 32, possibilitando um aumento na capacidade de atendimento do hospital. Os novos leitos são subdivididos em pequenas enfermarias e contam com salas de convivência onde os pacientes desenvolverão atividades terapêuticas.

A tuberculose é uma infecção transmitida pelo ar e afeta principalmente os pulmões. Preocupado com a segurança dos pacientes e dos profissionais que trabalham diariamente em contato com o bacilo de Koch, causador da tuberculose, o Hospital Júlia Kubitschek desenvolveu um projeto único em Minas, reduzindo de forma generosa o risco de contaminação. No ano passado foram instaladas mais de 250 lâmpadas ultravioleta tipo C, responsáveis pela eliminação do bacilo, em todo o hospital. A nova ala também já está toda equipada. As lâmpadas não conseguem esterilizar o ambiente, mas mantém a área em condições iguais de risco de contágio do ambiente doméstico e comunitário. A tecnologia é utilizada no Estados Unidos por cerca de 300 hospitais que tratam a doença, com índices de eficácia reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os profissionais da unidade também têm segurança redobrada. Eles trabalham com respiradores especiais que protegem de possíveis contaminações. Mais de 800 máscaras são utilizadas mensalmente. Em conjunto, as medidas resultarão numa melhor qualidade assistencial para toda a população que utiliza os serviços de referência do hospital, principalmente para o portador do bacilo multirresistente e para os funcionários. O Hospital Júlia Kubitschek também é referência estadual no atendimento em tisio-pneumologia e cirurgia torácica.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários