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Campanha de combate ao câncer do colo de útero é prorrogada até o dia 30

24 de Abril de 2002 (Bibliomed). O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prorrogaram até o próximo dia 30 a Campanha de Controle do Câncer do Colo de Útero, cujo slogan é “Declare seu Amor por Você Mesma”. O objetivo é atender 2,5 milhões de mulheres de 35 a 49 anos, que nunca fizeram o exame preventivo (o “papanicolaou”) ou que estão há três anos sem fazê-lo. Desde o dia 18 de março, quando começou a campanha, dois milhões de brasileiras já foram atendidas.

Nos últimos anos, houve um aumento do número de casos de câncer do colo de útero no País. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um dos 15 países com maiores taxas de mortalidade pela doença. Dados do Inca revelam que dez brasileiras morrem por dia, vítimas do câncer do colo de útero. Em 2001, foram registrados 16.270 novos casos da doença. Esse câncer é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele e do câncer de mama.

“Queremos mudar esse cenário e permitir o acesso ao diagnóstico precoce, assim como ao tratamento das doenças ou lesões que podem favorecer o aparecimento do câncer”, afirma o chefe da Divisão de Detecção Precoce do Inca, Luiz Cláudio Thuler. O exame preventivo é indolor, gratuito e está disponível o ano inteiro nos postos de saúde. Thuler afirma que existem material de coleta e equipamento suficientes para quatro milhões de atendimentos. E lembra que o papanicolaou reduz em 70% o risco de morte pela doença.

Segundo o Ministério da Saúde, quem já fez o exame vai receber o resultado em no máximo 60 dias. Por causa da epidemia de dengue, a campanha no Rio de Janeiro só começa no dia 6 de maio e vai até 7 de junho. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos têm maior chance de desenvolver o câncer de colo de útero.

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