Notícias de saúde

Infecções podem ser causa de câncer cerebral em crianças

08 de Abril de 2002 (Bibliomed) – Infecções podem ser a causa do aparecimento de tumores cerebrais em crianças, segundo resultados preliminares de uma pesquisa britânica. Cientistas da Universidade de Manchester constataram que bebês nascidos durante o inverno têm maior chance de desenvolver câncer no cérebro do que as crianças que nasceram no verão ou na primavera. Durante a temporada do frio, infecções são mais freqüentes. O estudo foi publicado na última edição do “British Journal of Cancer”.

Os pesquisadores analisaram 1.045 crianças, nascidas entre 1954 e 1998 no noroeste da Inglaterra. O câncer de cérebro é pouco comum nas crianças. Na Grã-Bretanha, afeta aproximadamente 290 menores por ano e provoca uma centena de mortes. Segundo o professor Jillian Birch, coordenador do trabalho, os resultados indicam que fatores do meio ambiente têm relação com o aparecimento dos tumores cerebrais. Ele acredita que um ou vários tipos de infecção são a causa mais provável.

Os cientistas acreditam também que o maior número de casos de câncer diagnosticados em crianças que vivem na mesma região, num determinado período, não foi apenas coincidência. Para eles, a ocorrência das chamadas “miniepidemias” apóiam a tese de uma origem infecciosa. Segundo os pesquisadores, essa comprovação é particularmente clara para duas variedades de tumores cerebrais, conhecidos como “astrocitoma” e “ependimoma”.

Nas crianças nascidas no final do outono e no inverno, esses tipos de câncer oferecem maior risco. Esses resultados ainda são preliminares e não permitem chegar a uma conclusão evidente, ressalta Paul Nurse, co-diretor geral do Instituto de Pesquisa sobre o Câncer da Grã-Bretanha, responsável pela publicação do “British Journal of Cancer”. O desafio dos cientistas agora é conseguir provas para fundamentar a teoria. Se estiverem certos e o aparecimento do câncer cerebral em crianças estiver mesmo relacionado a infecções, acredita-se que novos tratamentos e outros tipos de prevenção à doença podem ser descobertos.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários