Notícias de saúde

Um atlas com mapas tridimensionais da estrutura cerebral está sendo elaborado nos Estados Unidos

Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2001 (Bibliomed). Uma equipe da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, está elaborando um atlas com mapas tridimensionais da estrutura cerebral, que deverão, no futuro, ser disponibilizados na Internet para médicos, pesquisadores e estudantes.

A pesquisa preliminar para criação do atlas foi detalhada e contou com a participação de dez cientistas de diversas partes do mundo. Cérebros de mais de 7 mil indivíduos de nove países foram analisados, já que a estrutura cerebral é diferente em cada pessoa.

O projeto para elaboração do atlas cerebral contou com financiamento de cerca de R$ 36 milhões (aproximadamente U$ 15 milhões). Bastante sofisticados, os mapas pretendem identificar não apenas a anatomia do órgão, mas também seu complexo funcionamento. O trabalho concluído deve trazer mapas diferenciados por sexo, idade e histórico familiar. Também constarão em alguns casos observações sobre a genética.

O diretor do laboratório de neurorradiologia da Universidade da Califórnia (EUA), Arthur Toga, ressalta que o cérebro não é uma estrutura totalmente conhecida. Segundo o coordenador do trabalho, o cérebro de duas pessoas sempre serão diferentes, assim como o formato do rosto, dos olhos e dos cabelos.

Por isso, há necessidade de realizar-se estudos profundos para avaliação correta do que é uma estrutura normal para poder compará-la a outras que parecem comprometidas. Algumas condições neurológicas e psiquiátricas acabam produzindo diferenças sutis no cérebro, que muitas vezes passam despercebidas.

Essas diferenças das estruturas cerebrais farão parte do trabalho. Atualmente, a base dos mapas cerebrais disponíveis para estudos é definida pela estrutura do cérebro de uma mulher francesa de aproximadamente 60 anos.

Nesse caso, a complexidade e as diferenças não são levadas em conta. Na opinião de Arthur Toga, um único modelo não é capaz de representar toda a população mundial, devido à complexidade da estrutura cerebral.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários