Notícias de saúde

Campanha contra rubéola é prorrogada em São Paulo

Belo Horizonte, 11 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). A campanha de vacinação contra a rubéola, realizada em alguns estados do País no mês passado, continua em andamento no estado de São Paulo. A prorrogação da campanha, pela segunda vez, foi adotada já que nem todos os municípios paulistas atingiram a meta de cobertura vacinal de 95%.

Segundo a Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela coordenação da campanha em São Paulo, os municípios, incluindo a capital, que não alcançaram a vacinação proposta, podem rever suas metas.

O fim do novo prazo para receber a dose ainda não foi determinado. A recomendação é que as mulheres com idades entre 15 e 29 anos, que não estiveram nos postos durante a campanha, procurem os centros de saúde para receber a vacina.

A rubéola, ao atingir a mulher durante a gravidez, pode causar uma infecção que leva à Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). O bebê pode nascer cego, surdo ou com outras deficiências graves.

Apenas em São Paulo, foram confirmados no ano passado 135 casos da síndrome. As mulheres que não foram imunizadas na capital podem saber o endereço do posto de saúde mais próximo pelo Disque-Saúde, que funciona no número 1.520, das 7h às 19h.

A dose também pode ser tomada nos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda. Nos demais municípios paulistas, as informações sobre locais com doses disponíveis podem ser obtidas diretamente nas secretarias municipais de saúde.

A Campanha de Vacinação contra a Rubéola para mulheres em idade fértil começou no dia 5 de novembro e deveria terminar no dia 16. Nos 13 estados que participaram da campanha, no entanto, a baixa procura dos postos pelas mulheres motivou a prorrogação da campanha até o dia 30 de novembro.

Os estados participantes – São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rondônia, Acre, Goiás, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Maranhão – foram escolhidos por terem apresentado números elevados de casos da doença nos últimos anos. As mulheres dos demais estados serão atendidas em 2002.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários