Notícias de saúde

Pesquisa quer saber se mulher entende sobre menopausa

Belo Horizonte, 07 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup e o Laboratório Wyeth, no primeiro semestre deste ano, constatou que 66% das mulheres com mais de 45 anos, residentes nas principais capitais do País nunca fizeram a Terapia de Reposição Hormonal (TRH).

Foram entrevistadas duas mil mulheres residentes em 80 municípios com mais de 50 mil habitantes em todo o País. Dentre as mulheres acima de 45 anos, 73% estão na menopausa e 85% encontram-se no climatério, o que corresponde a cerca de 12,3 milhões de pessoas.

É na região Sudeste do Brasil que está a maior parte das mulheres que fazem uso da Terapia de Reposição Hormonal, com 58%. E a região de menor incidência para a TRH é a região Norte, com 6%.

Nas regiões Norte e Sul, a incidência é maior nas capitais, enquanto que, na região Sudeste, as mulheres de municípios do interior aderem mais ao tratamento. Nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, a adoção da TRH é semelhante nas cidades do interior e nas capitais.

O objetivo da pesquisa foi mostrar o grau de conhecimento das mulheres sobre a menopausa e as estatísticas da utilização da Terapia de Reposição Hormonal. Quando indagadas sobre o que significa menopausa, 65% das entrevistadas responderam que se trata do período em que a mulher deixa de menstruar.

Dentre os sinais que indicam o início da menopausa, as mulheres destacaram falhas na menstruação (67%), alterações de temperatura (55%), dores (23%), sintomas psicológicos/emocionais (23%) e mal-estar geral no organismo (20%), o que deixa claro que as mulheres associam outros fenômenos ao início da menopausa.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários