Notícias de saúde

BIBLIOMED, Faculdade de Medicina da UFMG, e Laboratório Janssen-Cilag lançam cursos de educação médica continuada em Dengue e Febre Amarela pela Internet

Belo Horizonte, 05 de Junho de 2001 (eHealthLA). A Bibliomed, site internacional de informação médica, e a Faculdade de Medicina da UFMG, através de seu Núcleo de Consultoria e Educação a Distância, lançam dia 5 de junho (terça-feira), às 20 horas, na Av. Alfredo Balena 190/sala 2037, dois cursos de atualização para profissionais de saúde, na Internet: Dengue e Febre Amarela.

Os cursos são de graça (bastando o preenchimento de um formulário de inscrição) e não têm igual na Internet, considerando-se a profundidade como o tema é abordado, a tecnologia e a metodologia utilizadas. Ambos são resultado de parceria que inclui também o CNPq, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e o patrocínio do laboratório Janssen-Cilag, através de seu medicamento Tylenol®.

O objetivo é revisar e atualizar informações técnicas na área e, dessa forma, contribuir para o conhecimento, prevenção e controle das doenças, assim como para a redução dos custos diretos e indiretos alocados para combater essas epidemias. Todos os dois cursos têm conteúdo totalmente voltado para profissionais da área, mas, considerando-se sua gratuidade (o interessado só precisa preencher uma ficha de inscrição), todas as pessoas que tenham interesse no assunto poderão acessá-los. Qualquer computador doméstico com acesso à Internet pode ser utilizado.

O conteúdo dos cursos foi organizado e desenvolvido pelos professores Ari de Pinho Tavares (Departamento de Clínica Médica, um dos coordenadores do Nuclead) e Elisabeth França (Departamento de Medicina Preventiva e Social, presidente da Associação Mineira de Epidemiologia), que ampliaram e atualizaram as lições a partir do material produzido para curso de mesmo nome, realizado em março na Faculdade de Medicina. As lições também foram ricamente ilustradas com mais de 50 figuras, gráficos, tabelas e mapas geográficos com formato de arquivo adaptado para a trafegar na rede. A equipe técnica da Bibliomed preparou todo esta material com os mais modernos recursos de computação, para que o curso seja acessível com uma linha telefônica e modem convencionais, em qualquer lugar do Brasil.

Marco Tulio Baccarini Pires, diretor médico do Portal Bibliomed e professor da UFMG, ressalta a importância do laboratório Janssen Cilag para o sucesso da iniciativa.

Cada curso tem um volume impresso de aproximadamente 200 páginas e oferece certificado de aprovação. Sua conclusão varia por indivíduo e horas trabalhadas/dia, mas pode ser realizado em cerca de cinco horas. O teste final também é realizado via Internet e o resultado sai na mesma hora.

O acesso, gratuito, aos cursos pode ser feito pelos seguintes endereços:
http://www.bibliomed.com.br ; http://www.tylenol.com.br ; http://www.medicina.ufmg.br

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários