Notícias de saúde

Derdic realizará avaliações gratuitas durante a Semana Nacional da Voz

São Paulo, 17 de Abril de 2001 (eHealthLA). A Semana Nacional da Voz ocorre de 16 a 21 de abril, em todo Brasil. Nesses dias várias instituições e profissionais da área farão avaliações da voz (análise perceptiva) e laringe (laringoscopia), gratuitamente.

A Derdic – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação – da PUC-SP é um dos locais que realizará as avaliações. Profissionais do Grupo de Voz da PUC-SP e da Derdic – além de fazer as avaliações, aconselharão as pessoas sobre os cuidados com a voz.

Para Kathryn M. P. Harrison, diretora da Clínica da Derdic, esse evento é muito importante, pois é um passo para a população melhorar a sua qualidade de vida em relação aos problemas da voz. As pessoas que apresentarem problemas nos exames feitos na ocasião serão encaminhadas para tratamento na própria instituição.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é um dos países de maior incidência de câncer da laringe. Dos 15 mil brasileiros que contraem a doença, por ano, 8 mil morrem por não terem descoberto em fase precoce.

Essa realidade pode ser revertida com a prevenção, pois o diagnóstico é fácil e a doença tem cura, se tratada no início. Um dos indícios da presença da doença é a alteração de voz por mais de uma semana.

Pessoas que fumam tem mais tendência em manifestar o câncer, pois o cigarro é responsável por mais de 90% dos casos.

Horário de atendimento na Derdic

Dias 16 e 17/04 - das 8h às 12h e das 13h às 16h;
dia 18/04 - das 8h às 11h;
dia 19/04 - das 13h às 15h;
dia 20/04 - das 8h às 12h.
Endereço – Rua Dra. Neide Apparecida Sollitto, 435
www.derdic.pucsp.br

Show de Encerramento

No próximo domingo (22), a partir das 11 horas, na Praça da Paz, do Parque do Ibirapuera, acontecerá o Show de Encerramento da II Semana Nacional da Voz.

O evento será comandado pela atriz Flávia Monteiro, que, na ocasião, apresentará dicas de como cuidar melhor da saúde da voz. Na ocasião, o público receberá folhetos contendo importantes informações.

Os artistas já confirmados são: Grupo Katinguelê, Letícia Monsó, Sérgio Reis, Simoni, Baião de 4, Bicho de Pé, Adriana e a Rapaziada, Ana Luiza, Mafuá, Núcleo de Dança Celso Gozú, Flamenco Laurita Castro, Banda Bandit, 6L6 e The Beatles Live. A entrada é franca.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários