Notícias de saúde

Brasil: Mesa Redonda discute novo paradigma de prevenção e tratamento no uso de drogas

São Paulo, 9 de Abril de 2001 (eHealthLA). A Associação Paulista de Medicina (APM) promove, dia 17 de abril, a mesa redonda "Redução de Danos: Um Novo Paradigma Preventivo".

Promovido pelo Comitê Multidisciplinar de Estudos Sobre Dependência de Álcool e Outras Drogas, o evento discutirá uma nova estratégia de Saúde Pública para lidar com dependentes de drogas.

Segundo o Dr. Sergio Seibel, presidente do Comitê organizador do evento, ao contrário do método tradicional, a Redução de Danos não visa necessariamente a abstinência.

"O dependente é tratado através de um novo paradigma de prevenção e tratamento, respeitando-se suas possibilidades de interrupção ou diminuição do uso de drogas.

Se o paciente não pode, por razões de sua dependência, deixar de usá-las naquele momento, trabalhamos com o intuito de reduzir os danos causados pelas drogas ou pelas vias de sua utilização".

Fornecimento de Seringas

Na mesa estará presente o Secretário Municipal de Habitação, Dr. Paulo Teixeira, autor da lei que autoriza a Secretaria de Saúde a distribuir seringas descartáveis aos usuários de drogas.

Este programa, realizado por agentes de saúde junto a dependentes de drogas injetáveis, promove a conscientização para o risco de transmissão da Aids e hepatites B e C, por meio de seringas reutilizadas.

Os agentes passam a fornecer seringas novas em troca das usadas. Essa aproximação faz com que, aos poucos, os agentes passem também informações sobre outros assuntos, como sexo seguro, utilização de camisinha, etc.

Também farão parte do evento o Dr. Alberto Zacharias Toron, advogado criminalista e ex-presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes/SP e o Dr. Fábio Caldas de Mesquita, médico sanitarista, coordenador do Programa Municipal DST AIDS – SP.

Informações: (11) 3188-4248 c/ Lúcia

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários