Notícias de saúde

BRASIL: Rio de Janeiro terá centro de tratamento para vitiligo

São Paulo, 27 de Março de 2001 (eHealthLA). O governador Anthony Garotinho acertou ontem com o ministro da Saúde Pública de Cuba, Carlos Dotres Martinez, a implantação de um Centro Nacional de Tratamento de Vitiligo no Rio de Janeiro.

Além disso, foram firmados acordos de cooperação técnica para a participação de estudantes fluminenses no Programa Médico de Família e para a compra de vacinas contra hepatite B do Instituto de Pesquisa e Produção de Vacinas Carlos Finlay.

Foi acordado também pelo governador a importação de vacinas contra a meningite do tipo B. O objetivo é ampliar a campanha de vacinação no estado atingindo novas faixas da população.

"A medicina de Cuba é uma das mais renomadas do mundo", disse Garotinho. "Estes convênios são de grande importância para nosso sistema de saúde”, explicou.

Vitiligo

O vitiligo é a ausência total de pigmentos em certas áreas da pele e dos cabelos. O vitiligo é uma doença auto-imune, ou seja, causada pelas defesas do próprio corpo.

O sistema de defesa passa a agredir os melanócitos, células responsáveis pela fabricação do pigmento.

Ainda não se sabe o porquê desse ataque. Indivíduos com antecedentes na família têm maior predisposição.

Segundo a dermatologista Maria Tereza Tieppo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, infelizmente não existe cura para o vitiligo.

“Mas podemos ajudar bastante quanto à melhora clínica. O tratamento da doença é feito com psoralênicos, que são substâncias que estimulam a pigmentação”, explica a médica.

Sintomas e Prevenção

As manchas brancas que se espalham pela pele são o principal sintoma da doença. Em geral se espalham simetricamente.

Podem aparecer por todo o corpo. Não há prevenção para o vitiligo porque ela aparece devido ao sistema imunológico da pessoa.

No entanto, algumas complicações podem ser controladas a fim de não piorar a doença, como o estresse, problemas com a tireóide e diabetes.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários