Notícias de saúde

BRASIL: Entidades se Mobilizam para Orientar População Sobre Cuidados com a Voz

São Paulo, 9 de março de 2001(eHealthLA). A Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia promovem mais uma edição da Semana Nacional da Voz, que ocorre de 16 a 21 de abril.

Com o slogan: "Voz é vida", as duas entidades realizarão por todo país, palestras, caminhadas, corridas, shows, desfiles e atendimento médico para triagem e orientação sobre os cuidados que se deve ter com a voz.

Segundo o Prof. Dr. Agrício Crespo, coordenador nacional do projeto, qualquer alteração na voz que dure mais de 15 dias deve ser investigada.

Atenção às Alterações

Alterações na voz, como dor, rouquidão, ardência e pigarro podem revelar graves problemas de saúde. “A iniciativa deste projeto deve-se a uma série de fatos, entre eles que o Brasil é um dos países de maior incidência de câncer da laringe (principalmente de cordas vocais), segundo informações da Organização Mundial de Saúde”, explica o médico.

Aproximadamente 15 mil brasileiros adoecem a cada ano, sendo que 8 mil morrer deste tipo de câncer por não terem realizado diagnóstico em fase precoce.

“O mais grave deste índice é que a população brasileira não sabe que este tipo de câncer (laringe ou pregas vocais) é muito fácil ser diagnosticado e perfeitamente curável na sua fase inicial”, alerta Agrício. Um dos primeiro sintomas é a alteração da voz, sendo adultos e fumantes os mais suscetíveis.

Cuidados com a Voz

Os médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos envolvidos no projeto irão apresentar importantes orientações, além de reforçarem a importância do diagnóstico preciso realizado por profissionais devidamente capacitados.

Entre elas:

· Não force a voz
· Não grite ou sussurre. Articule bem as palavras e mantenha o volume normal de sua voz
· Ingira muito líquido em temperatura ambiente
· Evite bebidas alcoólicas
· Não abuse do cigarro
· Não pigarre

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários