Notícias de saúde

Grã-Bretanha Começa a Indenizar Mortes Por Vaca Louca

15 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). O governo trabalhista britânico prometeu na quarta-feira fazer os pagamentos iniciais de 36.400 dólares às famílias de vítimas da vCJD, a forma humana fatal da doença da vaca louca.

"Nada pode compensar a perda de uma pessoa amada por essa doença terrível, mas espero que esses pagamentos iniciais às famílias das vítimas de vCJD diminuam a privação financeira que possam estar passando", disse o Secretário de Saúde, Alan Milburn, em um comunicado.

Mais de 90 pessoas na Grã-Bretanha morreram da variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), de acordo com dados oficiais do governo britânico. A doença foi identificada pela primeira vez em 1996. Não existe tratamento ou cura para essa doença cerebral e cientistas afirmam que, como o período de incubação pode durar cerca de 20 anos, não se sabe quantas pessoas podem estar com a doença.

Milburn disse que os pagamentos vão representar "a primeira prestação de um pacote de indenização maior daqueles afetados".

"Detalhes de todo o pacote de indenização ainda estão sendo avaliados", de acordo com o Departamento de Saúde.

Frances Hall, cujo filho Peter morreu de vCJD, disse que a compensação é bem-vinda.

"Os fazendeiros foram compensados pela (perda de suas) vacas, de modo que acredito que o próximo passo lógico era que as pessoas fossem compensadas", disse Hall à rádio BBC.

"Não acho que isso vá fazer muita diferença na minha vida a única alegria da minha vida seria que Peter voltasse", acrescentou Hall. "Infelizmente, isso não vai acontecer."

O governo prometeu pagar indenizações às vítimas de vCJD depois que um relatório publicado em outubro descobriu que autoridades e ministrou do governo conservador anterior não haviam informado o público sobre os riscos do consumo da carne bovina.

Os primeiros cientistas britânicos a alertar sobre os perigos do consumo de carne de vaca acusaram autoridades e ministros de acobertar o caso. Eles disseram que vidas poderiam ter sido salvas se alguém os tivesse escutado.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários