Notícias de saúde

Variação Genética Faz Droga Anti-Aids Aumentar Colesterol

CHICAGO (Reuters Health) - Pacientes infectados com HIV que tomam inibidores de protease podem sofrer um efeito colateral indesejado: aumento no colesterol. Agora, pesquisadores acreditam ter descoberto a razão pela qual alguns pacientes apresentam o problema e outros não.

Parece que os pacientes que têm uma pequena variação genética -- uma única troca de nucleotídeo entre os milhões que formam o filamento de DNA -- estão menos propensos a ter um aumento no colesterol quando tomam os inibidores de protease.

A descoberta foi anunciada essa semana durante a 8a Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Chicago.

A variação é encontrada em um gene que regula o colesterol conhecido como SREBP-1c (proteína de ligação reguladora do esterol). A variação está "negativamente associada de modo significativo a um aumento do colesterol em pacientes que recebem inibidores de protease", segundo Andre Miserez, da Universidade de Basel, na Suíça.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que tinham uma dose dupla da variação genética recentemente descoberta apresentavam um risco menor de desenvolver problemas de colesterol relacionados aos inibidores de protease. O gene está envolvido na absorção e regulação da concentração do colesterol nas células.

Na população em geral, essa variação genética ocorre em 50 por cento dos genes SREBP-1c, com as pessoas herdando duas cópias do gene, uma do pai e outra mãe.

A porcentagem dos pacientes que desenvolve problemas de colesterol relacionados aos inibidores de protease, cerca de 70 por cento, está de acordo com essas descobertas, disse Miserez à Reuters Health.

O pesquisador sugeriu que testes para essa variação genética antes do tratamento poderiam identificar os pacientes que estão propensos a desenvolver problemas graves de colesterol relacionados aos inibidores de protease.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários