Notícias de saúde

BRASIL: FUNASA Lança Segunda Edição do Guia de Bolso de Doenças

São Paulo, 5 de Fevereiro (eHealthLA). A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), acaba de lançar a segunda edição do Guia de Bolso de Doenças Infecciosas e Parasitárias, revisada e ampliada.

Segundo declarou o presidente da FUNASA, Mauro Ricardo Machado Costa, o material oferece aos médicos dados atualizados sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças sob monitoramento público, bem como medidas de prevenção e controle devido a sua potencialidade em causar dano à saúde coletiva.

"O enorme sucesso da primeira edição, que esgotou 50 mil exemplares em pouco mais de um ano, demonstrou a necessidade de um material específico para auxiliar os médicos e os demais profissionais de saúde", explicou Costa.

Objetivo – Intensificar a Prevenção

Segundo a Fundação, o principal objetivo do Guia de Bolso é ampliar a participação dos médicos nas ações de vigilância epidemiológica tornando o sistema mais sensível para diagnosticar doenças, perceber comportamentos inusitados e novas síndromes, agilizando o desencadeamento das medidas de prevenção e controle.

O livro traz informações sobre 70 doenças, entre elas aids, dengue, febre tifóide, febre amarela e Chagas. Nos anexos, o Guia de Bolso contem a portaria que regulamenta quais as doenças que têm notificação compulsória e o calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários