Notícias de saúde

Lei Mais Dura Sobre Uso de Cinto Melhora Segurança de Crianças

05 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Quando se trata de garantir a segurança das crianças em automóveis, a ameaça de punição pode ser a melhor forma de manter os motoristas na linha, sugeriu uma pesquisa.

Um estudo recente verificou que o número de crianças em Rhode Island que sentam no banco traseiro -- reconhecido como o lugar mais seguro para crianças pequenas -- usando o cinto de segurança aumentou depois que o Estado aprovou uma lei em 1997.

A lei exige que crianças com menos de 6 anos de idade sentem no banco traseiro, se o espaço estiver disponível, e usem o cinto de segurança.

Os motoristas que não cumprirem a exigência podem ser multados em 30 dólares e os que não cumprirem a lei do cinto de segurança podem receber multa de 150 dólares.

Em Massachusetts, onde nenhuma lei foi aprovada, não houve alteração no número de crianças menores de 6 anos que viajaram com segurança durante o mesmo período de um ano, informou a equipe de Maria Segui-Gomez, da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston, Massachusetts.

A conclusão baseou-se na observação de mais de 3.200 veículos que transportavam pelo menos uma criança em Rhode Island e Massachusetts.

"Parece que a legislação que determina como a criança deve ser transportada é mais efetiva em promover mudanças que apenas intervenções educacionais ou campanhas informativas", avaliaram os pesquisadores na edição de fevereiro do American Journal of Public Health, publicação da American Public Health Association (associação de saúde pública dos EUA).

Crianças que viajam sentadas na parte de trás do carro são 35 por cento menos suscetíveis a morrer em um acidente, comparadas às que sentam na frente, principalmente se o banco dianteiro tiver um airbag, observaram os autores.

Segui-Gomez disse à Reuters Health que leis similares teriam um impacto ainda maior em outros Estados. Em Rhode Island apenas uma pequena porcentagem das crianças viajava no banco dianteiro antes da aprovação da lei, que ainda não foi amplamente divulgada.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários