Notícias de saúde

BRASIL: Como Prevenir o Glaucoma – A Principal Causa de Cegueira Irreversível no País

São Paulo, 26 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Na lista de causas importantes de cegueira irreversível está o glaucoma. No entanto, a única forma de prevenir a doença é fazendo visitas periódicas ao oftalmologista, principalmente a partir dos 40 anos.

O glaucoma é uma doença que se caracteriza pela pressão elevada dentro do olho. Ela aumenta quando o líquido que banha as estruturas oculares (o humor aquoso) não é drenado naturalmente. Com a pressão alta, a quantidade de sangue que chega aos tecidos oculares diminui e as células nervosas no fundo do olho sofrem danos.

O resultado disso é a perda progressiva da visão. Segundo o oftalmologista Homero Gusmão de Almeida, diretor do Instituto de Olhos de Belo Horizonte, as pessoas geralmente não percebem que têm a doença. “Apostando na informação e no diagnóstico precoce, o Instituto de Olhos de Belo Horizonte realizou uma semana dedicada à doença”, conta o médico. Dos 3.700 pacientes examinados, 5% apresentaram a doença.

Mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil são vítimas do glaucoma e muitos não sabem. Devido a falta de prevenção, o glaucoma é hoje a principal causa de cegueira irreversível no País. Os sintomas, ao contrário do que se acredita, são bem discretos. A dor ocular raramente ocorre, assim como lacrimejamento ou olhos vermelhos.

O tipo mais comum de glaucoma é o crônico. Ele leva a uma perda lenta da visão periférica (visão lateral) e pode ser descoberto apenas nas fases mais avançadas se a pessoa não faz consultas periódicas ao oftalmologista.

O tratamento do glaucoma consiste no uso de medicações (colírios e comprimidos) capazes de diminuir a pressão nos olhos, e até de cirurgia, que constrói uma espécie de canal de escoamento para o humor aquoso.

Fatores de Risco

Algumas pessoas têm propensão à doença devido a fatores de risco, como: quem tem na família portadores de glaucoma; ascendência da raça negra também está mais propenso a ter a doença; miopia em graus elevados e quem passou por traumas ou cirurgias oculares.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários