Notícias de saúde

Correr e Jogar Bola Reduzem Risco de Fraturas

22 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Corrida, tênis, futebol e outras atividades de alto impacto podem ajudar a reduzir os riscos de fraturas na bacia.

Um novo estudo médico do Instituto de Saúde Pública da Universidade de Cambridge, publicado na sexta-feira, mostra que certas atividades físicas, até mesmo subir escadas, podem reduzir a taxa de perda de massa óssea em idosos.

"Observamos uma grande associação", disse Nicholas Wareham no British Medical Journal.

Os pesquisadores analisaram medidas do calcanhar feitas por ultra-som, que são usadas para prever o risco de fraturas na bacia, de quase 5.000 homens e mulheres que tomaram parte em um importante estudo europeu sobre doenças crônicas.

Os resultados mostraram que os homens que regularmente realizam atividades de alto impacto têm medidas mais altas no ultra-som, o que pode representar uma redução de 33 por cento no risco de fraturas na bacia. A redução para as mulheres foi de 12 por cento.

Os pesquisadores disseram que seus resultados são uma prova de que atividades como futebol, squash, badminton, basquete, vôlei e hóquei são benéficas para a manutenção da densidade dos ossos.

Homens e mulheres, particularmente, são propensos a fraturas com o avanço da idade, quando seus ossos se tornam mais frágeis.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários