Notícias de saúde

Muitas Pessoas Podem Ter Deficiência de Vitamina B-12

18 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A deficiência de vitamina B-12 é freqüentemente vista como um problema que ocorre somente em pessoas mais velhas. Mas a falta dessa vitamina - que pode causar anemia, demência e danos graves aos nervos - pode ser mais comum do que se pensa.

De acordo com um estudo publicado na edição mais recente do "American Journal of Clinical Nutrition", pesquisadores descobriram que 39 por cento das pessoas tinham níveis de baixos a normais de vitamina no sangue e 17 por cento tinham níveis baixos o suficiente para apresentar sintomas de deficiência.

A idade não parece importar, pois aqueles entre 26 e 49 anos tinham a mesma taxa de vitamina B-12 do que aqueles entre 65 e 83 anos. "A deficiência (de vitamina B-12) é muito comum e subdiagnosticada", disse à Reuters Health a principal autora do estudo, Katherine L. Tucker, da Universidade Tufts, em Boston. "O fato de que até os adultos mais novos têm níveis baixos de B-12 significa que correm o risco de desenvolver a deficiência com o passar dos anos."

Os sintomas iniciais de deficiência incluem redução da sensibilidade das extremidades, distúrbios de memória e equilíbrio. Por fim, pode causar danos definitivos aos nervos. Mas como esses sintomas são muito comuns, freqüentemente não são atribuídos à deficiência de vitamina B-12.

Para a maior parte das pessoas, a deficiência pode ser facilmente prevenida com suplementos vitamínicos ou um café da manhã reforçado com vitamina B-12.

Embora a vitamina esteja presente naturalmente na carne, ela parece não ser bem absorvida. Tucker explicou que a vitamina B-12 está fortemente ligada a proteínas na carne e que é preciso de uma acidez maior para separar as duas, para que a vitamina possa ser absorvida. Em algumas pessoas, principalmente nas mais idosas, níveis insuficientes de acidez estomacal significam que a vitamina não está sendo consumida em doses suficientes.

"Os dados apresentados aqui claramente sugerem que o consumo inadequado é um fator que contribui para as baixas concentrações de vitamina B-12 em muitos indivíduos, e que a vitamina B-12 na carne, a maior fonte para muitas pessoas, pode ser estar menos acessível do que em laticínios."

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários