Notícias de saúde

Itália Confirma Caso de Vaca Louca em Animal

17 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Autoridades sanitárias da Itália confirmaram na terça-feira a descoberta de um caso de doença da vaca louca, o primeiro desde 1994, mas informaram que não tinham condições de dizer no momento se o animal faz parte de um rebanho criado na Itália ou importado.

A notícia foi divulgada durante uma entrevista coletiva concedida pelo Instituto de Medicina Veterinária Preventiva, em Turim, depois que os exames sobre a carne do animal suspeito terem sido feitos no final de semana.

"Todos os testes que fizemos indicam que a carne está infectada com a BSE (encefalopatia espongiforme bovina)", disse um funcionário do órgão. "Nós ainda não temos condições de dizer de onde veio (o animal)", acrescentou.

Esse é o primeiro caso de BSE no país desde 1994, quando duas vacas infectadas foram detectadas na Sicília e abatidas. Os dois animais haviam sido importados da Grã-Bretanha.

A BSE causa no gado a degeneração do cérebro, o que muitos cientistas acreditam que pode ser transmitido às pessoas. A forma humana da BSE, nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), matou mais de 80 pessoas na Grã-Bretanha e duas na França.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários