Notícias de saúde

Gene Oferece Esperança de Novos Tratamentos Para Leucemia

16 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Cientistas britânicos disseram na segunda-feira que desenvolveram células do sistema imunológico que podem reconhecer e matar células de leucemia sem prejudicar aquelas saudáveis.

O médico Hans Stauss, um dos pesquisadores do Hospital Hammersmith e do Imperial College de Londres que desenvolveram as células, disse que a pesquisa representa a base para novos tratamentos para as células do câncer no sangue.

"O princípio que desenvolvemos pode ser aplicado para quase todas as formas de leucemia e pode indicar uma grande passo na forma pela qual tratamos a doença", disse ele em uma declaração.

As células T do sistema imunológico reconhecem uma marca, ou "rótulo", nas células cancerosas produzidas por um gene chamado WT-1. O rótulo permite que elas escolham e destruam as células cancerosas.

"O que torna este trabalho ainda mais animador é que nossas descobertas também podem ser aplicadas a cânceres sólidos, como os de mama e pulmão, onde há uma manifestação similar grande de WT-1. As possibilidades para novos tratamentos são enormes", acrescentou Stauss.

Os pesquisadores desenvolveram as células imunológicas depois de identificar o gene WT-1 em seis anos de pesquisas da leucemia.

Os primeiros testes de células do sistema imunológico foram promissores. Os cientistas disseram que esperam começar testes clínicos com pacientes de leucemia dentro de dois anos.

"Até onde sabemos, esta é a primeira vez no mundo que alguém identificou um alvo que permite que as células T destruam seletivamente as células que causam a leucemia", disse o professor Robert Winston, diretor de pesquisa e desenvolvimento no Hospital Hammersmith.

Só na Grã-Bretanha, cerca de 18 mil pessoas são diagnosticadas anualmente com leucemia ou algum tipo de câncer no sangue.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários