Notícias de saúde

Grã-Bretanha Cria Novo Órgão Para Monitorar Médicos

16 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O governo da Grã-Bretanha deve criar em breve um novo órgão para tratar das reclamações sobre médicos em resposta ao crescimento da preocupação do público após o caso Shipman.

Harold Shipman, clínico geral britânico, foi condenado à prisão perpétua em fevereiro do ano passado por ter assassinado 15 mulheres com a droga diamorfina. No início deste mês, uma auditoria revelou que ele pode ter matado até 236 pacientes.

A Autoridade Nacional de Avaliação Clínica (Ncaa, sigla para National Clinical Assessment Authority) deve começar a funcionar em abril e foi proposta pelo governo em novembro de 1999. Conforme o porta voz do Departamento de Saúde, o órgão será encarregado de avaliar o desempenho regular dos médicos e fornecer novo treinamento quando necessário.

Atualmente, o Conselho Geral de Medicina recebe a maioria das reclamações relacionadas ao desempenho dos médicos, mas foi bastante criticado por sua lentidão e aparente arbitrariedade nas decisões sobre suspensão de médicos. A presidente do Ncaa será Jane Wesson.

A Associação Médica Britânica (BMA, sigla para British Medical Association) apoiou a organização proposta, mas Ian Bogle, presidente do Conselho da BMA, fez um alerta. "Deveríamos ser cautelosos ao assumir que a Ncaa pode detectar outro Shipman. São necessários sistemas melhores para certificação de mortes e checagem rigorosa de registros de drogas", disse Bogle.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários