Notícias de saúde

Suplemento Ajuda a Queimar Gordura e Aumentar Massa Muscular

08 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Uma equipe de pesquisadores escandinavos identificou uma pílula que parece queimar gordura enquanto aumenta a massa muscular.

O suplemento -- ácido linoléico conjugado (CLA) -- não é nenhuma pílula mágica, mas pode ser uma arma útil em combinação até mesmo com exercícios leves, disse Jan Wadstein, professor associado de Medicina da Universidade Lund, na Suécia, e um dos autores do estudo, em entrevista à Reuters Health.

Os cientistas descobriram que o consumo de 3,4 gramas diárias de CLA ajudou pessoas acima do peso e obesas a eliminar gordura das células ao acelerar o metabolismo muscular. Mas não houve perda de peso líquido.

"Esses dados indicam que o consumo de CLA diminui (a massa de gordura corporal) em voluntários saudáveis acima do peso e moderadamente obesos", de acordo com Henrietta Blankson, da Pesquisa Clínica Escandinava, na Noruega, e sua equipe.

Caso outras pesquisas confirmem os efeitos do CLA observados nesse estudo, o suplemento pode ser útil a milhões de pessoas que estão acima do peso e obesos. Cerca de dois terços dos norte-americanos estão nessa condição.

O excesso de peso aumenta o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas, certas formas de câncer, pressão sanguínea alta e diabete do tipo 2.

O estudo, publicado na edição de dezembro do Journal of Nutrition, comparou doses diárias de CLA diversificadas com o placebo (pílula inativa) que continha 9 gramas de azeite de oliva.

As pessoas que tomaram CLA também tiveram reduções nos níveis total de colesterol e do LDL (o colesterol "ruim"). Os níveis de HDL, ou o colesterol "bom", também caíram, mas a relação geral de LDL e HLD permaneceu a mesma, destacou Wadstein.

Mas somente 47 pessoas concluíam o estudo e diversas sentiram náusea, possivelmente devido ao número de cápsulas -- 12 -- que era exigido todos os dias, disse Wadstein. O pesquisador sugeriu que o consumo de uma dose recomendada de CLA em menos pílulas poderia aliviar os efeitos colaterais.

O estudo faz parte de um corpo de pesquisas crescente sobre o CLA. Alguns estudos descobriram que o ácido graxo ajuda animais a perder peso e pesquisas preliminares em animais e testes laboratoriais sugerem que o CLA pode diminuir o risco de câncer de mama, próstata, colorretal, pulmão, pele e estômago. O efeito do CLA em humanos não está claro ainda.

O CLA é um ácido graxo encontrado em produtos derivados do leite, carne de aves e ovos. Wadstein disse que é difícil consumir essa quantidade de CLA com alimentos, já que um litro de leite integral contém somente mais de 1 grama do ácido graxo.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários