Notícias de saúde

Divórcio dos pais pode aumentar psoríase em crianças

03 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Crianças que passam pelo divórcio ou separação dos pais podem ter até três vezes mais risco de desenvolver psoríase mais tarde na vida, indica estudo realizado na Universidade de Linköping, na Suécia.

O estresse severo causado por essa turbulência familiar pode sobrecarregar o sistema imunológico da criança de maneiras que aumentam suas chances de desenvolver essa doença autoimune de pele, caracterizada pelo rápido crescimento celular que causa erupções cutâneas escamosas e com coceira.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam dados de mais de 16.000 crianças participantes de um estudo de saúde sueco, observando seus fatores de estresse na vida aos 1, 3, 5 e 8 anos de idade. Dessas crianças, 121 foram posteriormente diagnosticadas com psoríase.

Os resultados mostraram que as crianças tinham um risco três vezes maior de desenvolver psoríase se tivessem vivenciado uma mudança significativa na estrutura familiar durante o primeiro ano de vida.

De acordo com os autores, divórcio, separação ou a morte de um dos pais podem causar insegurança e medo em uma criança pequena, o que parece torná-la ainda mais vulnerável quando acontece no primeiro ano de vida.

Fonte: Journal of Investigative Dermatology. DOI: 10.1016/j.jid.2025.08.026.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários