Notícias de saúde
02 de dezembro de 2025 (Bibliomed). A U.S. Food and Drug Administration aprovou um novo tratamento não hormonal para ajudar mulheres a controlar sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos.
O elinzanetante é um comprimido de uso diário, e se apresenta como uma alternativa às mulheres que não podem fazer terapia hormonal com segurança ou se sentem desconfortáveis com ela.
O elinzanetante age bloqueando dois tipos específicos de receptores no cérebro. Esses receptores estão envolvidos no sistema de regulação da temperatura corporal. Ao bloqueá-los, o medicamento ajuda a estabilizar o termostato interno da mulher, reduzindo a frequência e a intensidade das ondas de calor e suores noturnos.
Os ensaios clínicos com o medicamento, que se concentraram em mulheres pós-menopáusicas de 40 a 65 anos com ondas de calor persistentes, mostraram que a melhora dos sintomas começou apenas uma semana após o início do tratamento. Após 12 semanas, mais de 70% das mulheres relataram uma redução de pelo menos 50% na frequência das ondas de calor. Essa melhora continuou, com mais de 80% relatando a mesma redução após 26 semanas.
Os efeitos colaterais comuns relatados incluíram dor de cabeça, fadiga e dor nas articulações. O medicamento não é recomendado para mulheres com problemas hepáticos conhecidos, e será recomendado que as usuárias do elinzanetante realizem exames regulares para avaliar a função hepática.
Fonte: U.S. Food and Drug Administration. November, 2025.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias