Notícias de saúde
24 de novembro de 2025 (Bibliomed). Um estudo com mais de 56 mil mulheres mostrou que o uso de estradiol em comprimido vaginal, indicado para tratar sintomas da menopausa como ressecamento e dor, não aumenta o risco de um novo AVC em quem já teve o problema.
Pesquisadores compararam mulheres que usavam o medicamento em diferentes períodos com outras que não usavam e não encontraram diferença significativa no risco de recorrência. A idade média das participantes era de 75 anos.
Ao contrário dos hormônios tomados por via oral, que podem aumentar o risco de trombose e AVC, o uso local do estradiol local parece seguro, já que o medicamento atua apenas na região genital e tem absorção mínima pelo organismo.
Mesmo assim, os médicos recomendam que cada caso seja avaliado individualmente, considerando sintomas, histórico de saúde e preferências da paciente.
Fonte: Stroke. DOI: 10.1161/STROKEAHA.125.050986.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias