Notícias de saúde

Fumo Aumenta Risco de Câncer de Pele

03 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O câncer de pele pode ser somado à lista sempre crescente de doenças ligadas ao cigarro. Segundo pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, comparadas a não fumantes, as pessoas que fumam são duas vezes mais propensas a desenvolver um dos tipos mais comuns de câncer de pele, o carcinoma de células escamosas.

"Todo mundo sabe que a exposição ao sol aumenta a probabilidade de aparecimento de câncer de pele, mas quase ninguém sabe que fumar também é um fator de risco importante e independente", disse Jan Nico Bouwes Bavinck, em comunicado da American Society of Clinical Oncology.

A equipe de pesquisadores avaliou mais de 700 pacientes com câncer de pele e comparou a 386 pessoas saudáveis.

Os fumantes de cigarros e cachimbo parecem correr um risco maior de desenvolver o carcinoma de células escamosas e quanto mais cigarros uma pessoas fuma, maior o risco de ter câncer de pele.

"Os efeitos do fumo no desenvolvimento de câncer de pele podem ser explicados de várias formas", explicou a chefe do estudo, Sofia A. E. De Hertog. O fumo pode atuar como um carcinogênico diretamente na pele ou em todo o corpo.

Outra explicação está no fato de o fumo parecer ter a capacidade de bloquear certos mecanismos do sistema imunológico. "Os pacientes com imunossupressão correm maior risco de ter carcinoma de células escamosas", apontaram os autores.

"Para reduzir o risco de aparecimento desse tipo de câncer não basta reduzir a exposição ao sol. É preciso também reduzir ou abandonar o fumo", concluíram os pesquisadores.

O carcinoma de células escamosas responde por cerca de 20 por cento de todos os casos de câncer de pele. Geralmente aparece em áreas do corpo expostas ao sol como rosto, orelha, pescoço, lábios e dorso das mãos.

Poucos casos desse tipo de câncer se espalham para nódulos linfáticos e outros órgãos, conforme a American Cancer Society. O estudo foi publicado na edição de janeiro do Journal of Clinical Oncology.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários