Notícias de saúde

Estados-membros da OMS chegam a acordo sobre preparação para pandemias

22 de setembro de 2025 (Bibliomed). Os estados-membros da Organização Mundial da Saúde chegaram a um consenso sobre um projeto de acordo que visa fortalecer a preparação global para futuras pandemias. As negociações sobre a proposta começaram há mais de três anos, que não foi votada durante a Assembleia Mundial da Saúde de 2025.

O acordo estabelece medidas concretas para prevenção de pandemias, cria capacidades de pesquisa e desenvolvimento geograficamente diversas e facilita a transferência de tecnologia e conhecimento relacionado para a produção de produtos de saúde relacionados à pandemia, entre uma série de outras iniciativas. Ele também afirma a soberania dos países para abordar questões de saúde pública dentro de suas próprias fronteiras e não dá à OMS autoridade para direcionar, ordenar, alterar ou prescrever leis ou políticas nacionais.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado disse que o consenso não apenas estabeleceu um acordo geracional para tornar o mundo mais seguro, como também demonstrou que o multilateralismo está vivo e bem, e que em nosso mundo dividido, as nações ainda podem trabalhar juntas para encontrar um ponto comum e uma resposta compartilhada para ameaças compartilhadas.

O Órgão de Negociação Intergovernamental foi criado no auge da pandemia de Covid-19, em dezembro de 2021, com a missão de elaborar um acordo para fortalecer a prevenção, a preparação e a resposta à pandemia.

Fonte: World Health Organizartion. "WHO Member States conclude negotiations and make significant progress on draft pandemic agrément".

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários