Notícias de saúde

Audição Pode Enganar a Visão, Indica Estudo

28 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). A percepção de múltiplos sons audíveis ao ver uma única imagem visual engana o cérebro, fazendo-o pensar que viu mais de uma imagem, de acordo com pesquisadores.

"O senso comum sempre foi que a visão domina nossa percepção do mundo", disse Ladan Shams, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, à Reuters Health.

"Também sabemos que o estímulo visual pode modificar as mensagens de outros sentidos, como o tato e a audição. Essa pesquisa indica que a audição também pode alterar a percepção visual", acrescentou Shams.

Shams e sua equipe testaram oito participantes do estudo com uma combinação de sons audíveis e flashes aparecendo em uma tela. Quando os múltiplos sons foram ouvidos, os observadores relataram, incorretamente, ver mais de um flash.

Mesmo observadores que sabiam que havia somente um flash relataram perceber mais de um, de acordo com o estudo publicado na edição de 14 de dezembro da revista Nature.

"O que isso significa para nós é que a ilusão é forte e que as interações entre as percepções são muito mais predominantes do que pensávamos", disse Shams.

"Embora nesses testes laboratoriais tenhamos enganado o cérebro, fazendo-o pensar que viu mais de uma imagem, acreditamos que a interação entre sistemas como a visão e a audição é a forma do cérebro de integrar mais informações para melhorar sua integridade geral", avaliou Shams.

O pesquisador ficou surpreso com o fato da visão ter sido facilmente influenciada como parece nesse teste, já que as pessoas sempre foram ensinadas a se basear mais na visão do que nos outros sentidos, em comparação a outros animais que, aparentemente, se baseiam no olfato ou na audição.

"Uma outra pesquisa mostrou que uma grande parte do cérebro é dedicada a esses sentidos dominantes e pensávamos que a percepção era modular. Agora, parece que as interações são fundamentais para o processamento do estímulo", afirmou Shams.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários