Notícias de saúde
30 de junho de 2025 (Bibliomed). Os benefícios para a saúde da água potável fluoretada podem estar diminuindo à medida que os as pessoas têm mais acesso a cremes dentais e enxaguantes bucais que já contêm flúor, sugere uma nova revisão realizada na University of Central Lancashire, no Reino Unido. A pesquisa, publicada no Cochrane Database of Systematic Reviews, chegou a essa conclusão após analisar mais de 157 estudos que compararam cáries dentárias em crianças que viviam em comunidades que adicionavam flúor ao abastecimento de água com comunidades que não o faziam.
Estudos com mais de 5.700 crianças, conduzidos antes do creme dental enriquecido com flúor se tornar amplamente disponível em meados da década de 1970, descobriram que adicionar flúor aos sistemas de água reduziu o número de dentes cariados em uma média de 2,1 dentes por criança. No entanto, estudos conduzidos depois de 1975, incluindo quase 3.000 crianças na Grã-Bretanha e na Austrália, estimaram que o benefício foi menor, em 0,24 dentes de leite cariados a menos por criança, apenas um quarto de um dente.
Apesar dessa descoberta, os pesquisadores enfatizaram que os municípios não devem interpretar os resultados como um motivo para parar de adicionar o mineral que combate cáries aos seus sistemas de água.
Fonte: Cochrane Database of Systematic Reviews. DOI: 10.1002/14651858.cd010856.pub3.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também