Notícias de saúde

Múmias Revelam Problemas de Coluna

22 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Uma pesquisa com mais de 700 múmias descobertas na região andina da América do Sul, no sul do Peru e no norte do Chile, indica que as doenças de coluna não são recentes.

"Os problemas de coluna eram comuns há milhares de anos, exatamente como são hoje", disse à Reuters Health o autor do estudo, Peter C. Gerszten, do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.

"As doenças da coluna nos antigos habitantes do Peru e Chile são essencialmente as mesmas que afetam a população hoje", disse o pesquisador.

Usando a mesma classificação de doenças aplicada atualmente, os pesquisadores descobriram casos de anomalias congênitas como espinha bífida oculta -- problema em que parte da coluna vertebral está ausente -- e escoliose, curvatura anormal da coluna.

Cerca de um terço das múmias apresentou sinais de osteoartrite lombar e cervical e muitas exibiram curvatura típica, semelhante à causada pela doença de Pott, tuberculose da coluna.

Uma múmia apresentou sinais de câncer de mama em estágio avançado demonstrado por evidências ósseas. Algumas mostraram sinais de ferimentos na coluna produzidos por trauma, segundo artigo publicado na edição de janeiro da Neurosurgery.

"Os pesquisadores podem obter uma grande quantidade de informações sobre antigas populações por meio do estudo da coluna", disse Gerszten. "Os problemas nas costas afetam os seres humanos há milhares de anos. A saúde da coluna é essencial para uma vida saudável", concluiu o pesquisador.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários