Notícias de saúde

Imunidade prévia pode influenciar proteção contra gripe aviária H5N1

21 de maio de 2025 (Bibliomed). Um estudo recentemente publicado na revista Nature Medicine revelou que a resposta do sistema imunológico ao vírus da gripe aviária H5N1 pode estar relacionada ao histórico de exposição a outros tipos de gripe ao longo da vida. A pesquisa analisou amostras de sangue de 157 pessoas nascidas entre 1927 e 2016 e observou que os níveis de anticorpos contra o H5N1 foram mais altos em indivíduos mais velhos.

Os cientistas explicam que esse fenômeno ocorre devido à impressão imunológica, um mecanismo pelo qual o sistema imunológico "aprende" a reconhecer determinados vírus na infância. Como muitos dos participantes mais velhos foram expostos a cepas de gripe semelhantes no passado, eles apresentaram uma resposta mais forte ao H5N1 em comparação com os mais jovens, que tiveram menos contato com vírus desse grupo.

Além disso, o estudo avaliou a resposta à vacina contra H5N1 em 100 indivíduos antes e depois da imunização. Os resultados mostraram que tanto jovens quanto idosos produziram anticorpos contra o vírus, mas os mais jovens, que tinham menos imunidade prévia, demonstraram maior resposta à vacina.

Esses achados sugerem que, em caso de uma pandemia de H5N1, a vacinação pode ser especialmente benéfica para crianças e jovens, que possuem menos anticorpos naturais contra o vírus. Os pesquisadores ressaltam a importância de continuar monitorando o vírus e desenvolvendo estratégias de imunização para evitar surtos em humanos.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-025-03599-6.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários