Notícias de saúde
27 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Um estudo realizado no University Medical Center Groningen, na Holanda, acende um alerta: muitos não fumantes podem ter nódulos nos pulmões que podem estar associados a câncer.
No estudo, os pesquisadores analisaram tomografias computadorizadas de tórax realizadas em mais de 10.400 pessoas com 45 anos ou mais. Os resultados mostraram que cerca de 42% dos não fumantes ou ex-fumantes têm pelo menos um nódulo pulmonar, que é uma pequena massa de tecido denso que pode ser cancerígeno.
Além disso, cerca de 11% dos participantes tinham nódulos pulmonares maiores, medindo de 6 a 8 milímetros, que exigem um exame médico rigoroso.
Quanto mais velhas as pessoas, maiores são as chances de ter mais nódulos pulmonares e nódulos maiores. Os homens eram mais propensos do que as mulheres a ter nódulos pulmonares e múltiplos nódulos. No estudo, a maioria dos nódulos pulmonares não eram cancerígenos.
De acordo com os pesquisadores, esses resultados indicam que as diretrizes de triagem de câncer, que são baseadas principalmente em dados de fumantes, podem levar a muitos exames de acompanhamento desnecessários em pessoas com baixo risco de câncer de pulmão.
Fonte: Radiology. DOI: 10.1148/radiol.231436.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também