Notícias de saúde
24 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Andar de bicicleta para o trabalho pode melhorar enormemente a sua saúde e reduzir o risco de morte, mostra um novo estudo realizado na University of Glasgow, na Escócia. Pessoas que usam bicicleta para se locomover têm um risco geral 47% menor de morte prematura, além de menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, câncer e problemas de saúde mental. Caminhar para o trabalho também conferiu alguns benefícios à saúde, mas o deslocamento de bicicleta proporcionou o maior impulso ao bem-estar.
Para este relatório, os investigadores analisaram dados de um estudo nacional de saúde na Escócia, envolvendo 5% da população escocesa. Como parte do estudo nacional, os participantes foram questionados sobre como se deslocavam para o trabalho. As suas respostas foram associadas a registos nacionais de internamentos hospitalares, prescrições de medicamentos e mortes entre 2001 e 2018.
Os pesquisadores descobriram que o deslocamento de bicicleta estava associado a: um risco 51% menor de morrer de câncer; um risco 24% menor de ser hospitalizado por câncer; um risco 24% menor de internação hospitalar por doença cardíaca; um risco 30% menor de receber prescrição de um medicamento para o coração; um risco 20% menor de receber uma receita para problemas de saúde mental. Havia uma desvantagem: os ciclistas tinham duas vezes mais chances de serem internados em um hospital após um acidente de trânsito.
Caminhar também beneficiou a saúde, incluindo: um risco 11% menor de ser hospitalizado por qualquer motivo; um risco 10% menor de hospitalização por doença cardíaca; um risco 10% menor de receber medicamentos prescritos para doenças cardíacas; um risco 7% menor de receber prescrição de medicamentos para um problema de saúde mental.
Fonte: BMJ Public Health. DOI: 10.1136/bmjph-2024-001295.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também